quinta-feira, 8 de setembro de 2011




São João do Pacuí - MG
Conectada com você!

Quinta-feira, 08 de setembro de 2011
História do São João do Pacuí
São João do Pacuí teve sua origem numa mata muito fértil e bonita, na qual hoje pode ser comprovada pela paisagem que representa. Algumas famílias de origem trabalhavam na agricultura e pecuária, visando sobrevivência de seus familiares. Os produtos para alimentação e vestimentas eram trazidas da cidade de Montes Claros, em lombos das tropas de burros ou em carros de bois. A comercialização era feita através do processo de troca de mercadorias produzidas pelos agricultores do local. As luminárias eram lamparinas com pavios de algodão, municiada com azeite extraído da mamona.

Com o passar do tempo, construíram algumas casas e deram o nome de RESSACA ao lugar, devido aos moradores que freqüentam os alambiques de aguardente, alambicada a partir da matéria prima extraída da cana de açúcar.
Um senhor da época acreditando no desenvolvimento do vilarejo, resolveu abrir uma vendinha onde, além de servir para os habitantes abastecerem dos gêneros de primeiras necessidades, passou a ser ponto de encontro para a maioria de seus moradores. Com esse avanço, mudaram o nome de RESSACA para SÃO JOÃO DA BARRA, devido aos riachos de água Branca e Brejão, desaguarem no rio Sumidouro, que por sua vez banha a região.
Em 10 de junho de 1912 com elevação da sede mãe, "Coração de Jesus - MG", à condição de comaryo;também de vilarejo passou a condição de distrito, bem como, recebeu um novo nome" São João do Pacuí" , devido o maior rio que banha a região, chamar Rio Pacuí.
Em 22 de dezembro de 1996, ganhou a Emancipação Política e Administrativa, e em 10 de janeiro de 1997, foi empossado o 1 administrador público, bem como os parlamentares Municipais constituintes, ambos dos poderes eleitos dentro da plena legalidade, pelo sufrágio das urnas e fiel ao regime democrático. A partir daí, vem se desenvolvendo, através de trabalho árduo, mas compensador, pois os seus descendentes encontram-se cada vez mais empenhados em proporcionar o seu sucesso.
O Município de São João do pacuí, situado a 500 Km de Belo Horizonte, com área de 420,2 Km e com p9pulação estimada em 8.004 habitantes, tem como distrito Santa da Pedra e com economia predominante a agricultura e pecuária. Seus principais atrativos turísticos são: cachoeiras, grutas e o turismo religioso em Santa da Pedra. Tem como principais eventos festivos a Festa Tradicional de São João Batista na sede e a Festa Religiosa em Santa da Pedra, a Cavalgada de São Sebastião e a Vaquejada em Junho.
O município de São João do Pacuí está inserido no contexto turístico, sendo a sua área territorial um parque de surpreendente espeleológico, face as suas elevações de calcário que guardam um notável acervo construído pela natureza ao longo dos tempos, fonte inesgotável de pesquisas que retratam fielmente a evolução da humanidade, através de inúmeras grutas que registram a passagem do homem préhistórico, marcadas por sinalizações ou por desenhos multicores não identificados.
Visitem!

Atividade 7: Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

PROINFO – Ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade 4: Currículos, Projetos e Tecnologias.
Atividade 7: Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
Cursista: Valdemir Cardoso Pereira
Escola: E. M. José Pereira da Silva
Município: São João do Pacuí


A Concepção de Currículo Na Integração das Tecnologias

O currículo é parte essencial da educação escolar é o fenômeno histórico. Sendo resultado de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressam a organização dos saberes vinculado de sujeito social. O currículo é também a ação de trajetória e caminhada coletivamente na realidade da escola.
O uso das tecnologias de informação e comunicação, integradas ao currículo, implica no direcionamento das formas de organização e de gestão do tempo e de espaços pedagógicos. È possível perceber, a inserção das tecnologias ao currículo cria uma nova cultura da aprendizagem, e traz várias contribuições a social e a pedagógica.
A realidade social que se refere à idéia e assimilação de uma cultura tecnológica, já que os alunos estão manuseando ferramentas atuais, bastante requisitadas em diversos contextos profissionais e necessários para o acesso a informações.
Para se integrar adequadamente às tecnologias são necessários cuidados essenciais como a elaboração de planos de ensino ou projetos, adequação de infra-estrutura, formação de professores, manutenção e funcionamento dos laboratórios de informática, acompanhamento e avaliação das ações e programas.
Para o desenvolvimento de projetos na área do currículo é preciso identificar temas que sejam importantes, e possibilitem aprendizagens significativas, podem ser desenvolvidos por meio de pesquisas, leituras diversas, registros das ações desenvolvidas através de produções escritas, vídeos, fotografias e outros recursos.
Essa contribuição tecnológica vem melhorando as práticas pedagógicas e, no entanto proporcionando uma qualidade no ensino e aprendizagem dos alunos, que através dos recursos multimídia, acaba facilitando o desenvolvimento dos alunos e até mesmo o trabalho do professor. Possibilitando assim um trabalho dinâmico e coletivo a todos.

RESGATANDO A CULTURA ARTE E LITERATURA LOCAL


TEMA
Projeto Literário:Resgatando a cultura, arte e literatura local

TIPO DE TRABALHO
Relato de experiência

RESUMO
Este projeto foi elaborado com toda a dedicação que as ações na área da
Educação merecem e necessitam. Após análise detalhada do diagnóstico da
aprendizagem dos nossos alunos, em leitura e escrita tornou possível uma
Compreensão dos problemas pedagógicos prioritários e a elaboração do projeto,
que foi executado pelos profissionais das escolas municipais e teve como
objetivos melhorar o processo ensino- aprendizagem da leitura e escrita, trabalhar
com todo o corpo docente, rever as práticas pedagógicas, metodologias, novas
estratégias, adequar as metodologias às peculiaridades de cada escola e da
comunidade onde está inserida.

INTRODUÇÃO
A leitura é muito mais do que um passaporte para a entrada na cultura escrita. Não
Se consegue uma cidadania plena sem a utilização da leitura, ela envolve o
domínio de um conjunto de práticas culturais.
Baseando na frase do grande escritor Assis Chateaubriand em homenagem ao
grande escritor e folclorista brasileiro Câmara Cascudo “ficarei grudado a esta casa
como um cascudo no fundo do rio Potengui.”
As escolas municipais José Martins de Castro e José Pereira da Silva juntamente
com a SME e demais escolas trabalhou o referido projeto que objetivava resgatar e
valorizar a identidade cultural de escritores locais e Contadores de histórias do
município, bem como os artistas, sendo este município rico em conhecimentos e
saberes populares tais como música, danças, culinárias, repentes e contos.Considerando
estes valores imprescindíveis para a construção do conhecimento acadêmico para as
crianças e jovens pacuienses.
DESENVOLVIMENTO

A primeira etapa do projeto foi realizar um momento de sensibilização dos diretores,
supervisores , coordenadores pedagógicos e professores. Envolvendo todas as
modalidades de ensino infantil, fundamental e EJA.
Apresentação à comunidade escolar. Desenvolvimento das atividades escolares
através de pesquisas, entrevistas, fotografias e leituras diversas. Exposição dos
trabalhos no estande da Festa tradicional de São João do Pacuí. Participação no
no 7° fórum Biotemas da Unimontes.
O Projeto Resgatando a cultura, arte e Literatura local, nos proporcionou uma viagem às raízes da nossa gente, promoveu espaços para diálogos, ampliação do conhecimento,além de vivenciar novas modalidades do fazer pedagógico.

Resgatando a cultura arte e literatura local


PLURALIDADE CULTURAL
A Secretaria Municipal de Educação em consonância com a melhoria da qualidade do ensino desenvolveu o Projeto de Literatura envolvendo todas as instituições de ensino.
Valorização e resgate da cultura arte e literatura local
A leitura é muito mais do que um instrumento escolar. É um passaporte para a entrada na cultura escrita. Não se consegue uma cidadania plena sem a utilização da leitura, ela envolve o domínio de um conjunto de práticas culturais
Curso Proinfo 100 horas _ Ensinando e aprendendo com as TICs

Unidade 3: Prática pedagógica e mídias digitais

Atividade: 3.2 - “Conhecendo repositórios de material digital”

Cursista: Valdemir Cardoso Pereira

Município: São João do Pacuí – MG

Escola: E. M.José Pereira da Silva


CONHECENDO REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIGITAL

Nesta atividade visitamos alguns sites da internet, exploramos vídeos, textos arquivos de imagens e som. Os sites visitados foram:
WWW.cineduc.org.br
WWW.dominiopublico.gov.br
HTTP://www.cinted.ufrgs/CESTA/
HTTP://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
WWW.tvescola.com.br



Análise de vídeo e entrevista

PROINFO INTEGRADO __ CURSO 100 HORAS APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICs

Unidade 3: Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade: Atividade 3.1- Análise de vídeo e entrevista
Cursista: Valdemir Cardoso Pereira
Escola: E. M. José Pereira da Silva
Município: São João do Pacuí- MG

Quem sou como professor e aprendiz

Os professores são os grandes agentes da mudança no processo educacional e, por consequência, devem estar atualizados e optar por quais tecnologias utilizar nos projetos educativos.
Compreendendo o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de construção colaborativa, deve buscar apropriar-se das tecnologias, conhecê-las, explorá-las e utilizá-las em situações que propiciem ganhos pedagógicos.
Utilizar editores de texto permite a construção contínua do texto, escrevendo , reescrevendo e deslocando idéias, enquanto que os usos dos recursos multimídia sensibilizam as pessoas por diferentes canais sensoriais favorecendo os processos cognitivos.
Através desta atividade percebe-se o quanto as multimídias são recursos imprescindíveis na educação dando suporte aos processos de ensino - aprendizagem, diversificando as alternativas de criatividade do educador e do educando.


sábado, 3 de setembro de 2011

Atividade 4.5

Proinfo 100 horas – Ensinando e aprendendo co as TICs
Unidade: 4 Currículos, Projetos e tecnologias
Atividade 5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias
Cursista: Valdemir Cardoso Pereira
Escola: E. M. José Municipal José Pereira da Silva
Município: São João do Pacuí
Formadora: Lourdes Matos

Plano de aula
Disciplina: Língua Portuguesa
Eixo Temático: Leitura e Escrita
Conteúdo: Composição e compreensão de textos
Turmas: 1° e 2° anos do E. Fudamental.
Objetivos:
• Desenvolver a atenção e a percepção visual na identificação de imagens;
• Estabelecer uma relação entre imagem e escrita como auxílio para fixação de conceitos;
• Identificar palavras utilizadas no dia-a dia;
Procedimentos metodológicos:
Acesse o site: WWW.atividadeseducativas.com.br.
Na página inicial, clique na opção “caça – palavras” e peça que cada criança escolha um tema de jogo.
Solicite que leiam as seis palavras a serem encontradas no diagrama.
Ensine os pequenos a arrastarem o mouse sobre as palavras que encontrarem, para marcá-las.
Retorne a sala de aula e peça que a turma transcreva as palavras que consideraram mais difíceis no jogo
Depois proponha que cada um redija um texto do gênero com o qual esteja trabalhando no momento que apareça uma palavra encontrada no caça -palavras. Auxilie os alunos na produção, se necessário
Recursos:
Computador conectado à internet ou utilize os programas educacionais já existentes no computador da escola, Iniciar> programas educacionais> português> jogo educacional com várias atividades
:

Atividade 4.3

Proinfo 100 horas - Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade: 4 – Currículos, Projetos e Tecnologias

Atividade 3: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Valdemir Cardoso Pereira
Escola: E. M. José Pereira da Silva
Município: São João do Pacuí
Formadora: Lourdes Matos

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Desenvolvemos na Escola Municipal José da Silva o Projeto Literário “Resgatando a cultura, arte e literatura local” Porém agora com novas nuances. OS alunos deveriam acessar textos literários disponíveis nos computadores da escola, realizar a leitura, fazer o reconto escrito, após deveriam digitar os textos, ilustrar usando o programa de pintura, os textos foram impressos e expostos em murais da escola. Os alunos também fizeram a dramatização dos textos.
Todas as atividades realizadas foram registradas com vídeos e fotos, usando câmeras digitais. Foi gratificante a participação de todos, os alunos motivados demonstraram o quanto o uso dos recursos tecnológicos como o computador, câmeras data show podem ser potencializadores das aprendizagens.
As disciplinas trabalhadas integram o currículo formal, como a Literatura, a Arte, e as tecnologias mesmo não sendo parte do currículo formal, proporcionam saberes diversos aos alunos. Através da mediação das tecnologias para desenvolver atividades antes enfadonhas como simplesmente ler, recontar possibilitou articulação das tecnologias com o currículo proposto.

Atividade4.3

Proinfo 100 horas - Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade: 4 – Currículos, Projetos e Tecnologias

Atividade 3: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Valdemir Cardoso Pereira
Escola: E. M. José Pereira da Silva
Município: São João do Pacuí
Formadora: Lourdes Matos

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Desenvolvemos na Escola Municipal José da Silva o Projeto Literário “Resgatando a cultura, arte e literatura local” Porém agora com novas nuances. OS alunos deveriam acessar textos literários disponíveis nos computadores da escola, realizar a leitura, fazer o reconto escrito, após deveriam digitar os textos, ilustrar usando o programa de pintura, os textos foram impressos e expostos em murais da escola. Os alunos também fizeram a dramatização dos textos.
Todas as atividades realizadas foram registradas com vídeos e fotos, usando câmeras digitais. Foi gratificante a participação de todos, os alunos motivados demonstraram o quanto o uso dos recursos tecnológicos como o computador, câmeras data show podem ser potencializadores das aprendizagens.
As disciplinas trabalhadas integram o currículo formal, como a Literatura, a Arte, e as tecnologias mesmo não sendo parte do currículo formal, proporcionam saberes diversos aos alunos. Através da mediação das tecnologias para desenvolver atividades antes enfadonhas como simplesmente ler, recontar possibilitou articulação das tecnologias com o currículo proposto.