quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Atividade 7: Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

PROINFO – Ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade 4: Currículos, Projetos e Tecnologias.
Atividade 7: Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
Cursista: Valdemir Cardoso Pereira
Escola: E. M. José Pereira da Silva
Município: São João do Pacuí


A Concepção de Currículo Na Integração das Tecnologias

O currículo é parte essencial da educação escolar é o fenômeno histórico. Sendo resultado de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressam a organização dos saberes vinculado de sujeito social. O currículo é também a ação de trajetória e caminhada coletivamente na realidade da escola.
O uso das tecnologias de informação e comunicação, integradas ao currículo, implica no direcionamento das formas de organização e de gestão do tempo e de espaços pedagógicos. È possível perceber, a inserção das tecnologias ao currículo cria uma nova cultura da aprendizagem, e traz várias contribuições a social e a pedagógica.
A realidade social que se refere à idéia e assimilação de uma cultura tecnológica, já que os alunos estão manuseando ferramentas atuais, bastante requisitadas em diversos contextos profissionais e necessários para o acesso a informações.
Para se integrar adequadamente às tecnologias são necessários cuidados essenciais como a elaboração de planos de ensino ou projetos, adequação de infra-estrutura, formação de professores, manutenção e funcionamento dos laboratórios de informática, acompanhamento e avaliação das ações e programas.
Para o desenvolvimento de projetos na área do currículo é preciso identificar temas que sejam importantes, e possibilitem aprendizagens significativas, podem ser desenvolvidos por meio de pesquisas, leituras diversas, registros das ações desenvolvidas através de produções escritas, vídeos, fotografias e outros recursos.
Essa contribuição tecnológica vem melhorando as práticas pedagógicas e, no entanto proporcionando uma qualidade no ensino e aprendizagem dos alunos, que através dos recursos multimídia, acaba facilitando o desenvolvimento dos alunos e até mesmo o trabalho do professor. Possibilitando assim um trabalho dinâmico e coletivo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário